sábado, 12 de novembro de 2011

ÓXIDO NÍTRICO E SAÚDE CARDÍACA

O ÓXIDO NÍTRICO E A SUA SAÚDE






Já vimos por várias vezes, a importância de uma boa saúde vascular; isto é, ter as veias e artérias do nosso corpo, com bons níveis de fluídez, para que o sangue não fique obstruído e não cause assim, problemas graves como um AVC, por exemplo.


Neste post,vamos falar muito brevemente da importância de um factor que a maior parte de nós, desconhece completamente a sua existência, mas que tem uma importância incrível, para a nossa saúde vascular,e como é óbvio para a nossa qualidade de vida.

As nossas artérias são dilatadas através de um gás solúvel chamado óxido nítrico. O corpo está sempre a produzir esse gás, ao mesmo tempo que ele se dissolve, excepto se o endurecimento das artérias interromper este processo. 

Sem o óxido nítrico, as artérias não conseguem dilatar-se nem aumentar o fluxo sanguíneo para proporcionar a energia necessária ao coração e às pernas quando andamos ou fazemos exercício.


Logo, mesmo que uma artéria não esteja completamente entupida, se houver lesão no endotélio, poderá haver falta de irrigação sanguínea no coração e nas pernas.

A falta de óxido nítrico pode estar então na base de muitas complicações para a sua saúde, como por exemplo, maiores níveis de cansaço ao longo do dia, maiores dificuldades em respirar,quando faz esforços aparentemente simples.


Aceite o nosso conselho: Faça uma Nutrição Saudável e ajude as suas artérias e veias a ser felizes!